sábado, 3 de dezembro de 2011

O olhar intacto de uma alma invencível

Foto reproduzida no processo na Justiça Militar contra Dilma Rousseff (nov/1970)

Nas eleições, pessoas tiveram coragem de dizer a crianças que esta mulher da foto acima "matava criancinhas". Minha filha, na época com QUATRO anos me perguntou se eu ia votar em Dilma e reproduziu essa expressão, dita por outra coleguinha de escola da mesma idade.

Esta imagem só me fez pensar que poderia ser a minha filha. A torturada, mas também Presidenta do seu país. E eu não ia querer, ninguém ia, ver uma jovem criada com carinho, sacrifícios materiais, empenho pedagógico, atenção constante, fosse torturada, machucada, seviciada, privada de liberdade, por estar na luta por suas idéias. Minha filha deitadinha agora, vendo TV, tomando leite, não pode ter (e ninguém mais) a tortura como possibilidade no futuro. Mas, podemos - agora - sonhar com a outra possibilidade.

Olho essa imagem e vejo a menina. Me vem um horror de quem tem coragem de ter qualquer nostalgia da ditadura e falar coisas como os pais sem noção da coleguinha de minha filha na escola.

Me vem também a certeza de que são muitas as possibilidades todas que a vida pode nos dar.

Vejo o olhar da Presidenta Dilma intacto nesta imagem.

O olhar de uma alma invencível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário